Sobre nós

"Nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres,

que sejam capazes de, por si mesmos,

encontrar propósito e direção para suas vidas".

 

(Rudolf Steiner)

Educação infantil inspirada na pedagogia Waldorf em Aldeia

O Jardim Satori, fundado em 2013, é baseado na Pedagogia Waldorf. Pedagogia esta que busca compreender o ser humano como sendo composto por diversas dimensões, sejam afetivas, cognitivas, sociais, psíquicas e espirituais. Reconhece que o desenvolvimento intelectual em sua plenitude depende da harmonia entre esses âmbitos.

A intenção é que o jardim de infância tenha as características de uma casa, com ritmo bem definido, ambiente acolhedor, brinquedos que alimentem a criatividade, a experiência sensorial e a capacidade imaginativa da criança. Além de vivências artísticas, trabalhos manuais, ajuda na arrumação da sala e no preparo do lanche. A jardineira (nome utilizado para a professora no jardim de infância) busca trazer para a sala aquilo que vive na natureza, representando o mundo natural por meios e brinquedos que acentuem essa característica como, por exemplo, com sementes, imagens, gestos, canções e contos. O conteúdo programático é oferecido através de rodas rítmicas, cirandas, dramatizações e canções. O “fazer com sentido” e “aprender fazendo” norteiam a prática desta proposta pedagógica.

No jardim de infância procura-se seguir um ritmo diário no qual hajam momentos de expansão, como o brincar no parque fora da sala, e momentos de contração, como a hora da alimentação dentro da sala. Esse ritmo entre atividades de contração e expansão procura seguir o ritmo cardiorrespiratório, do coração e do pulmão. Quando o ser humano respeita essa pulsação, ele se insere no ritmo natural das coisas e adquire saúde física e emocional.

O Jardim Satori é um jardim de infância misto (maternal e jardim juntos, compartilhando o mesmo espaço), com crianças de 2 a 6 anos.

 

"O brincar da criança é a manifestação mais profunda do impulso que conduz ao fazer, sendo que neste fazer o homem tem a sua verdadeira essência humana. Não seria possível imaginar uma criança que não desejasse ser ativa, como o é quando brinca, pois o brincar representa a liberação de uma atividade que deseja se libertar do cerne do ser humano." (Rudolf Steiner)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now